domingo, 31 de agosto de 2014

O Apanhador de Sonhos, Stephen King

O Apanhador de Sonhos

Autor: Stephen King
Páginas: 656 ou 816  (versão pocket)
Preço: varia entre R$20,00 e R$60,00


Sinopse

Eles ainda eram meninos quando viveram uma experiência que os marcaria para sempre, em Derry, a cidade mal-assombrada do Maine. Eram quatro meninos, com seus sonhos e seus medos. Quatro amigos que juntaram suas forças e foram capazes de um grande ato de coragem. A partir dali, tudo mudou, mas eles levariam um bom tempo até se darem conta disso.
O tempo passou. Outros caminhos, outras histórias, mas continuaram amigos. Cúmplices. Todos os anos, onde quer que estejam, interrompem suas vidas para uma temporada de caça nos bosques do Maine. Um momento para recordarem o passado e fortalecerem o sentimento que os une. 
Nesse ano, algo diferente acontece: um forasteiro surge repentinamente no acampamento. Confuso, ele murmura frases desconexas. Assustado, fala de luzes no céu. Sua voz soa em meio ao grupo como uma estranha e aterradora profecia. Logo, os amigos percebem que o homem dizia a verdade e se encontram envolvidos numa luta contra uma poderosa criatura. Para sobreviver, terão de resgatar algo perdido na infância e contar com a ajuda do Apanhador de Sonhos.

Em O Apanhador de Sonhos, Stephen King cria uma história sobre a verdadeira amizade e a memória. Num texto assustador e emocionante, conduz seus personagens por uma batalha inigualável com o mundo das trevas.

Resenha

Mais uma vez Stephen King surpreende. É a narrativa vidrante, é a criatividade, é a originalidade que me cativam.
 O livro começa apresentando algumas notícias sobre aparições de O.V.N.I.'s em vários lugares do mundo; são noticias reais, com relatos de quem realmente diz ter visto discos voadores. 
 O primeiro capítulo explica algumas expressões que as personagens vão usar ao longo do livro, e eu recomento decorar o que todas elas significam ( primeiro porque é necessário para entender a maioria dos diálogos e segundo porque são muito legais xD ).
S.S.D.D. expressa bem os dias que as personagens passam; isolados do resto do mundo, correndo perigo, expostos a um mal que pode destruir o mundo e a principal responsabilidade: salvar o mundo. Sim! É como na maioria dos livros e filmes de ficção, tem os heróis e os vilões, o fraco vence o forte e blábláblá, mas a criatividade do autor é que torna isso diferente, e não importa o significado, SSDD não precisa ser entendido "às vezes é só o que a gente diz." 

 Stephen capricha nos detalhes, ele descreve cada cena, cada momento com precisão, é impossível não ficar ansioso com a narrativa.
 Jones(Jonesy), Beaver(Beav), Henry, Peter(Pete) e Douglas(Duddits) são as principais personagens. Duddits é um menino com Síndrome de Down que conquista a todos, ele é a linha, ele é Jonesy, Beav, Henry e Pete, ele é o que os une,  ele é o Apanhador de Sonhos, "Acredito que Duddits somos nós" . Duddits é o centro do apanhador, as linhas são os quatro amigos. Parece loucura mas só quem leu entende, tudo é esclarecido no final. Duds dá "habilidades" especiais a partir do momento que os quatro o encontram e o salvam; eles pressentem pensamentos, eles veem a linha, eles não precisam se comunicar para saber o que um ou outro está sentindo, eles simplesmente sabem, eles simplesmente Duddits. É isso que os salva, ou pelo menos alguns deles (sem spoilers).
 Enfim, é uma história maravilhosa, recomendo a todos os fãs de ficção científica e, mais especificamente, invasão alienígena






Existe a adaptação pro cinema também, confesso que fiquei revoltada com o final, pois não seguiu NADA do livro, mas o início é bem interessante e menos revoltante e dá até pra ter uma noção melhor de certas coisas que acontecem no livro. Mas com certeza é preciso ler o livro primeiro para cada um tirar suas conclusões a respeito do filme.





3 comentários:

  1. Sou curiosa para ler todos os livros do autor. Eu assisti apenas ao filme. Faz um tempo e não me lembro de muita coisa, só que não gostei muito. rsrs Eu acho as capas dele, pela objetiva, demais! São todas lindas!! Parabéns pela resenha!

    Beijinhos

    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a torre negra... Melhor série dele e faz referencia a vários livros... Ele demorou 30 anos pra escrever os 7 volumes

      Excluir
    2. Leia a torre negra... Melhor série dele e faz referencia a vários livros... Ele demorou 30 anos pra escrever os 7 volumes

      Excluir