sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Ratos, Gordon Reece, Intrínseca

 Ratos

Autor: Gordon Reece

Lançamento: 2011

Preço: varia de R$15,00 a R$25,00

Páginas: 238

Editora: Intrínseca

Sinopse

Shelley e a mãe foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso, mas não sabem reagir - são como ratos, estão sempre entocadas e coagidas. Shelley, vítima de um longo período de bullying que culminou em um violento atentado, não frequenta a escola. Esteve perto da morte, e as cicatrizes em seu rosto a lembram disso.
Ainda se refazendo do ataque e se recuperando do humilhante divórcio dos pais, ela e a mãe vivem refugiadas em um chalé afastado da cidade. Confiantes de que o pesadelo acabou, elas enfim se sentem confortáveis, entre livros, instrumentos musicais e canecas de chocolate quente junto à lareira. Mas, na noite em que Shelley completa dezesseis anos, um estranho invade a tranquilidade das duas e um sentimento é despertado na menina. Os acontecimentos que se seguem instauram o caos em tudo o que pensam e sentem em relação a elas mesmas e ao mundo que sempre as castigou. Até mesmo os ratos têm um limite.


Resenha

Um rato, quando encurralado, ataca mesmo estando com medo.
Este é o meu primeiro livro do Gordon Reece, e não será o último! Ratos é um thriller psicológico SUR-PRE-EN-DEN-TE do começo ao fim. Numa leitura descomplicada e envolvente, Reece nos transporta ao mundo de Shelley - uma garota marcada pelo bullying - e Elizabeth - a mãe agredida e humilhada -, ambas são ratos, ambas descobrem que gatos não são tão grandes assim.
Elas procuraram por uma verdadeira toca de ratos; escondida dos olhares, o chalé Madressilva. Mas elas mal imaginavam que os gatos sempre sabem onde os ratos se escondem.
Depois do divórcio conturbado e do acidente na escola, a vida das duas parecia ter finalmente se acalmado, mas na noite em que Shelley completa dezesseis anos esse pensamento cai por terra e levanta uma poeira espantosa. "E pela primeira vez senti que queria ser. Queria ter um namorado.Queria ser beijada."  
Um surto de coragem se apoderou de Shelley, um ato de desespero tornou sua mãe uma criminosa. "mas escutei o barulho nauseante de algo macio e úmido sendo atingido"  
O livro traz uma reflexão importante pros dias de hoje: Até que ponto um ser humano aguenta tanta pressão?
Bullying é um dos assuntos tratados. É comovente o modo como a garota suporta tudo calada, e a reação das autoridades ao descobrirem o crime. A profundidade dos sentimentos é tocante. O que uma mãe pode fazer para proteger o filho é inimaginável.

Recomendo para todos os leitores que gostam de refletir sobre as questões humanas mais intrigantes.

"A realidade era exatamente o oposto da ordem e da beleza; era o caos e o  sofrimento, a crueldade e o horror.Era ter seus cabelos incendiados sem ter feito mal a ninguém, era ser explodido por uma bomba terrorista ao levar seus filhos à escola ou ao se sentar em seu restaurante favorito, era apanhar até morrer em uma viela enquanto lhe roubam o pequeno salário que cabou de receber, era ser estuprada por bêbados, era ter a garganta cortada por um viciado que invadiu sua casa à procura de dinheiro.A realidade era um massacre diário de inocentes. Era um abatedouro, um açougue, forrado pelos corpos de inúmeros ratos…"


Nenhum comentário:

Postar um comentário