quinta-feira, 19 de junho de 2014

O Palácio de Inverno, John Boyne, Companhia das Letras

O Palácio de Inverno

Autor: John Boyne
Lançamento: 2010
Editora: Companhia das Letras
Preço: varia de R$28,00 a R$42,00
Páginas: 456   

Sinopse


Pode-se fugir da história? Será possível viver no anonimato após uma existência de fausto e glória? A vida comum é assim tão diferente da vida pública? Geórgui Jachmenev passou a vida inteira se debatendo com essas questões, e agora, prestes a perder o grande amor de sua vida, tenta encontrar uma resposta para elas ao refletir sobre seu percurso num século XX que sempre lhe pareceu longo demais. Seus feitos começaram cedo: aos dezesseis anos, em ação impulsiva e atabalhoada, o rapaz impediu um atentado contra a vida de ninguém menos que o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar. Uma reviravolta impressionante, que o levou da taiga russa para o fausto dos palácios moscovitas, cenário que, apesar da amplidão e luxo de seus imensos corredores, iria se revelar bem mais inóspito que os frios grotões de sua vida anterior. A dura experiência com esse mundo gélido de intrigas palacianas, às quais sempre era jogado contra sua vontade, e de grandes tensões e responsabilidade só foi apaziguada com a chegada do primeiro amor, Zoia. Mas os tempos eram agitados, e a história deixou pouco espaço para idílios: quando a Revolução Bolchevique tomou de assalto o país, e isolou toda a família do czar numa casa de campo nos arredores de Ekaterinburg, mais uma vez Geórgui teve de agir rápido a fim de salvar a si e a Zoia. A vida com ela lhe custaria pátria, família e prestígio, e ele jamais se arrependeu disso - mas e para Zoia, o que teria custado? Numa narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, da Inglaterra dos anos Thatcher para a época dos czares russos, e dos anos difíceis da Segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique, acompanhamos Geórgui em meio a acontecimentos históricos decisivos que acabam por se revelar mero pano de fundo para uma história de amor que esconde um grande mistério, talvez maior mesmo que a própria história.  


Resenha

   Simplesmente incrível. John Boyne é um escritor ímpar.
   O Palácio de Inverno me conquistou pela narrativa viciante, personagens inesquecíveis, uma história envolvente e a capacidade de raciocínio que ele exige do leitor.
   O Livro não segue a ordem cronológica - Geórgui está relembrando acontecimentos aleatórios de sua vida e também narrando o presente - mas o livro não é uma confusão, cada capítulo é um momento vivido pelo fascinante Geórgui. O romance entre ele e Anastácia (futura Zoia) é do tipo "tudo sofre, tudo crê, tudo suporta", eles passam por muita coisa juntos.
  O primeiro beijo:

"Fiquei plantado ali onde estava, engolindo em seco, nervoso, desejando-a desesperadamente. Minha obrigação seria lhe fazer uma profunda vênia e uma saudação formal antes de continuar meu caminho, mas não consegui obedecer ao protocolo. Pelo contrário, recolhi-me ainda  mais nas sombras das colunas, contemplando-a, sem   afastar o olhar de seu rosto enquanto ela se aproximava de mim. Eu tinha a boca seca e estava sem palavras.  Fitamo-nos em silêncio até  que outro membro da Guarda Imperial, patrulhando as cercanias da praça do Palácio, passou ao lado de Anastácia num galope tão inesperado que ela deu um salto e emitiu um gritinho, com medo de ser derrubada e pisoteada pelo cavalo, e se refugiou em meus braços.Naquele momento, como dois amantes empenhados na mais graciosa dança, dei-lhe  um rodopio, e suas costas se comprimiram contra a grande porta de carvalho que se erguia atrás de nós.  Ali ficamos nas sombras, num local em que ninguém nos veria, contemplando-nos intensamente até que seus olhos começaram a se cerrar e eu me inclinei e apertei meus lábios frios e gretados contra o calor de sua boca macia e rosada. Envolvi-a com meus braços, uma das mãos a segurá-la por trás com firmeza e a outra perdendo-se entre a delicada maciez de seus cabelos acobreados.  A única coisa em que conseguia pensar naquele instante era o  quanto eu a desejava. O fato de não termos trocado sequer uma palavra não tinha importância alguma. E tampouco o fato de ser uma grã-duquesa, filha     da linhagem imperial, ao passo que eu era um simples criado, um mujique  que viera oferecer um pouco de segurança a seu irmão mais novo. Pouco me importava se alguém nos visse; eu sabia que ela queria, tanto quanto eu. Trocamos um beijo que não sei  quanto tempo  durou, e então, separando-nos apenas para retomar o fôlego, ela pôs a mão em meu  peito e me olhou entre assustada e  enlevada, e por fim desviou o olhar e fitou o chão, movendo a cabeça como se não fizesse a menor ideia de como chegara a tal ousadia."



 Alguns capítulos narram acontecimentos históricos, passa por vários países, tem cidades com nomes que só mesmo um russo pronunciaria, todas as 456 páginas valem a pena.
Há uns momentos revoltantes e assustadores, é surpreendente o modo como Boyne não deixa a estória cansar. 
 Me surpreendo ao saber que muitas pessoas abandonaram a leitura, para mim foi impossível largar e ainda terminou com um gostinho de quero mais. Minha única reclamação é não tê-lo na minha estante, no mais, é só saudades. Já está na minha listinha de releitura, e como eu sempre digo: Livro bom é aquele que meche com as nossas emoções.

Um comentário:

  1. E sua resenha ficou muito boa! Deu para perceber que você realmente gostou do livro. Eu não sei se lerei, pois não faz o meu gênero, mas ainda sim, achei bem interessante!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir