sábado, 12 de abril de 2014

Trilogia O Cemitério dos Livros Esquecidos, Carlos Ruiz Zafón, editora Suma de Letras

 O Cemitério dos Livros Esquecidos
(Livros: A Sombra do Vento; O Prisioneiro do Céu; O Jogo do Anjo)
Carlos Ruiz Zafón - Editora Suma das Letras - Preço da Trilogia: R$ 56,90
 A Sombra do Vento - 400 Páginas
 O Prisioneiro do Céu - 248 Páginas
 O Jogo do Anjo - 416 Páginas

Sinopse livro 1:
É uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo.
Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar.
Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível; em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de A Sombra do Vento do também barcelonês Julián Carax.
O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu.

Sinopse livro 2:
Barcelona, 1957. Daniel Sempere e seu amigo Fermín, os heróis de A Sombra do Vento, estão de volta à aventura para enfrentar o maior desafio de suas vidas. Já se passa um ano do casamento de Daniel e Bea. Eles agora têm um filho, Julián, e vivem com o pai de Daniel em um apartamento em cima da livraria Sempere e Filhos. Fermín ainda trabalha com eles e está ocupado com os preparativos para seu casamento com Bernarda no ano-novo. No entanto, algo parece incomodá-lo profundamente.
Quando tudo começava a dar certo para eles, um personagem inquietante visita a livraria de Sempere em uma manhã em que Daniel está sozinho na loja. O homem misterioso entra e mostra interesse por um dos itens mais valiosos dos Sempere, uma edição ilustrada de O Conde de Montecristo que é mantida trancada sob uma cúpula de vidro. O livro é caríssimo, e o homem parece não ter grande interesse por literatura; mesmo assim, demonstra querer comprá-lo a qualquer custo.
O mistério se torna ainda maior depois que o homem sai da loja, deixando no livro a seguinte dedicatória: "Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro". Esta visita é apenas o ponto de partida de uma história de aprisionamento, traição e do retorno de um adversário mortal. Daniel e Fermín terão que compreender o que ocorre diante da ameaça da revelação de um terrível segredo que permanecia enterrado há duas décadas no fundo da memória da cidade.
Ao descobrir a verdade, Daniel compreenderá que o destino o arrasta na direção de um confronto inevitável com a maior das sombras: aquela que cresce dentro dele. Transbordando de intriga e emoção, O Prisioneiro do Céu é um romance em que as narrativas de A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo convergem e levam o leitor à resolução do enigma que se esconde no coração do Cemitério dos Livros Esquecidos.

Sinopse livro 3:
Aos 28 anos, desiludido no amor e na vida profissional e gravemente doente, o escritor David vive sozinho num casarão em ruínas. É quando surge em sua vida Andreas Corelli, um estrangeiro que se diz editor de livros. Sua origem exata é um mistério, mas sua fala é suave e sedutora. Ele promete a David muito dinheiro e sua simples aparição parece devolver a saúde ao escritor. Contudo, o que ele pede em troca não é pouco. E o preço real dessa encomenda é o que David precisará descobrir. 
Em O Jogo do Anjo, o catalão Carlos Ruiz Zafón explora novamente a Barcelona do início do século XX, cenário de seu grande êxito internacional A Sombra do Vento.


Resenha:
Uma trilogia maravilhosa, uma narrativa envolvente e impossível de esquecer.
A Sombra do Vento, o primeiro livro, conta a história da Família Sempere. Tudo começa quando o jovem Daniel acorda numa noite e percebe que não se lembra mais do rosto da mãe, o Senhor Sempere, comovido com o desespero do filho, lhe dá um presente que mudará completamente a história de sua vida.
Após ler um livro maravilhoso Daniel descobre que não há rastros do autor Julián Carax, a partir daí ele decide pesquisar o que aconteceu. Sua vida nunca mais será a mesma. Com um desfecho surpreendentemente inimaginável, Zafón com certeza merece todos os prêmios que recebeu por escrever este livro.
A Jogo do Anjo foi lançado como o segundo livro da trilogia, mas para mim, faz mais sentido ler O Prisioneiro do Céu como continuação do livro 1.
O Prisioneiro do Céu conta a história de Fermín Romero de Torres, amigo da família Sempere, cheio de mistérios e lacunas em sua vida. Fermín é uma personagem divertidíssima e essencial, um homem dotado da mais pura coragem e fidelidade; Ele nos faz pensar melhor sobre nossas vidas. Zafón acertou mais uma vez no estilo de narrativa e desfecho da história.
A Jogo do Anjo tem mais sentido se lido como terceiro livro (como dito antes), mas cabe a cada um escolher a ordem de leitura, o importante é se apaixonar. O livro conta a história de David Martín, o prisioneiro do céu. Novamente Zafón foi feliz na escolha de desfecho, eu nunca poderia imaginar um final tão incrível. Confesso que no esclarecimento de algumas coisas, senti um ódio mortal pelo autor, mas como sempre, livro bom é aquele que mexe com nossas emoções.
Realmente esta trilogia não foi feita para ser lida apenas uma vez.


5 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha! Comprei a muito tempo o Jogo do Anjo e não sabia que era parte de uma trilogia!! Acho q lerei na ordem q falou, quando comprar os livros! Foi uma boa dica!!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada desse autor, mas sempre vejo comentários muito positivos sobre a escrita dele. Cada vez fico com mais vontade de ler.
    Sua resenha ficou ótima.
    Espero começar a ler A Sombra do Vento logo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  3. Olá, seja bem vindo a blogsfera!
    Vi seu recadinho no Twitter e resolvi passar para conhecer. Já estou seguindo aqui no Blog e em suas redes sociais.
    Ainda não conhecia esta trilogia e ainda não li nada deste autor.
    Tenho uma amiga blogueira que sempre comenta seus livros e sempre os recomenda. Preciso arrumar um tempo para conhecer a sua escrita.
    Ótima resenha. Sucesso com o blog.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lia, espero que um dia o nosso blog possa ser um terço do que o seu é.

      Excluir
  4. Sempre que vejo esta trilogia bate aquela vontade de ler. Sempre vejo muitos elogios sobre a serie, e essa sua resenha só valorizou ainda mais a minha opinião, vou cer se arrumo um tempo.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir