sábado, 26 de abril de 2014

De Gênio e Louco Todo Mundo Tem um Pouco, Augusto Cury, Academia

De Gênio e Louco Todo Mundo Tem um Pouco
Autor: Augusto Cury
Ano: 2009
Editora Academia 
Preço: varia de R$ 20,00 a R$ 30,00 
Páginas : 208
Assunto: Romance

Sinopse:
Bartolomeu e Barnabé são personagens que já estavam nos dois primeiros livros da saga Vendedor de Sonhos. Neste livro, eles ganham o centro da narrativa e ficamos conhecendo quem são esses dois maltrapilhos que, um dia, se juntaram ao Vendedor de Sonhos para acompanhá-lo na sua luta para semear sonhos e fazer um mundo melhor. Bartolomeu e Barnabé são dessas pessoas que enfrentam a vida de maneira diferente: se metem em muitas enrascadas e fazem os outros pensarem em suas ações. Tão populares quanto os palhaços, eles também possuem um profundo lado trágico. A combinação desses dois lados é explosiva.

Resenha:
Sou uma grande fã de Augusto Cury e chamo-o simplesmente de Cury por carinho e admiração.
De Gênio e Louco Todo Mundo Tem um Pouco é um livro que faz pensar; é divertido e tem personagens inimagináveis.
O Próprio Cury não gosta de chamar seus livros de "livros de autoajuda", eles falam do psicológico sim, mas contam uma história, dão conselhos e realmente melhoram nossa visão do quê e como é a vida, mas autoajuda não, jamais!

O livro conta a história de vários "loucos" (entre aspas sim, pois são simplesmente rótulos que a sociedade impõe) que seguem Vendedor de Sonhos, que é um personagem de outros dois livros do autor, cada um com suas peculiaridades, problemas e modos de ver e viver a vida.
A narrativa é muito boa e a mensagem transmitida é sensacional, mas o final foi muito corrido. Senti que Cury mudou o desfecho da estória de algum modo, ficou muito surreal, fora da realidade dos personagens e muito superficial, é como se um diretor de filme policial tivesse sussurrado no ouvido do meu querido autor dizendo para ele pincelar a história com um pouco da ação absurda (e que ninguém entende muito bem) dos filmes policiais americanos. A mensagem a ser transmitida realmente é muito boa, mas meu admirado Cury não foi feliz nessa conclusão.
É só a minha opinião, meu ponto de vista; talvez eu não tenha entendido a "mensagem final", e como admiradora do autor sinto uma pontadinha de dor no meu coração por fazer essa crítica.

Os personagens foram muito bem explorados e têm aquela loucura que todo mundo ama:


" – Einstein, meu caro, comentou que a energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado. Mas, se acrescentarmos em sua fórmula a raiz quadrada dividida por dois, multiplicada pelo dobro da velocidade da luz, teremos, afinal, a solução para resolver o problema de energia da humanidade."

Já li o livro faz um tempo, mas até hoje tenho a mania de dizer que as matérias da escola me "beijam o cérebro" quando eu entendo tudo haha, e com quem eu aprendi? :

"– Albert, se você estivesse aqui, me daria um beijo no cérebro. Encontrei a resposta! Finalmente!"

Como eu sempre digo: livro bom é aquele que mexe com as nossas emoções. Ou neste caso, este livro é bom pois ajuda a entender outras emoções (mesmo com uns pontos negativos).






Um comentário:

  1. Já li esse livro e ele é, sem dúvidas, hilário. Muito boa a obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir