sábado, 22 de novembro de 2014

Frankenstein, Mary Shelley, HUB Editorial

Frankenstein


Mary Shelley
Editora: HUB Editorial 
Ano: 2011
Páginas: 142
Preço: entre R$ 8,40 e R$ 40,51 (a diferença de preço é devido a capa, versão, artista e se é com ou sem ilustrações)
Ficção científica/Terror 



Sinopse

   Victor Frankenstein é um jovem e ambicioso cientista que deseja fazer um mundo melhor, mas ele não entende as consequências do seu trabalho. Victor faz grandes descobertas no estudo da medicina e biologia, e cria uma nova espécie de ser humano - um que é tão assustador que é simplesmente conhecido como "O monstro". Nessa fantástica aventura, Victor e o monstro lutam em uma batalha épica de coragem e resistência. Essa ficção científica é uma obra-prima que faz perguntas sobre a ciência e que nós continuamos a questionar até nos dias de hoje.

Resenha 

  Primeiramente - explicando a diferença entre este livro e os demais - o livro que eu li é de uma editora exclusivamente de livros em inglês, então, pode haver divergências entre sinopses e até mesmo o conteúdo da história, já que é exatamente a versão da autora. 
   O livro, na verdade, é um conjunto de cartas que um capitão de um navio(Robert Walton) escreve para sua irmã. Ele estava fazendo uma expedição para Polo Norte quando encontrou o Doutor Frankenstein fraco, doente e a beira da loucura. O capitão traz Victor à bordo e começa a ouvir os supostos delírios do moribundo, então a história começa.
    Desde criança Victor Frankenstein era apaixonado pela ciência, ele nunca frequentou uma escola, mas aprendeu tudo o que podia com os livros de seu pai. Aos 17 anos, Victor foi mandado para a universidade e começou a estudar as ciências, principalmente a química. Muito ambicioso e sedento por reconhecimento, Victor começa a estudar as origens da vida, começando pela morte. 
   Misteriosamente ele descobre como trazer um morto à vida e é aí que seus experimentos começam; Depois de dois longos anos Dr. Frankenstein dá vida ao monstro. Assustado com sua própria criação Victor foge tentando esquecer o que fez, mas na manhã seguinte o monstro havia desaparecido e não havia mais nada que ele pudesse fazer a não ser lamentar. 
  O medo começou a tomar conta de Victor e horrorizado pelo mal que poderia ter trago à humanidade ele cai doente. Meses se passam e o Dr. recebe uma carta informando o assassinato de seu irmão mais novo, então ele decide voltar para casa. Investigando mais a fundo a morte de seu irmão, Victor vê o monstro e descobre que ele é o autor do assassinato, a primeira caçada começa. 
  Criatura e criador se encontram. O monstro conta toda sua jornada desde o dia em que foi criado até o momento do encontro, conta seus medos e dificuldades, seus crimes e seus arrependimentos, seu ódio e amor pelo homem que o criou. "Minha jornada foi longa e difícil. Eu viajei à noite para que nenhum homem me visse. O outono se tornou inverno, chuva se tornou neve, os rios congelaram e eu nunca conseguia encontrar um abrigo. Como eu te amaldiçoei! Como eu desejei nunca ter sido criado!" No final do encontro o monstro fez uma proposta a Frankenstein, se o Doutor criasse uma fêmea para acompanhar a criatura, o mundo nunca mais seria aterrorizado, incluindo Victor.
  A proposta era tentadora, nunca mais ser aterrorizado pelo monstro era tudo o que Victor desejava, então, o processo de criação foi iniciado. Mais longos anos se passaram e tudo estava pronto, mas quando Victor compreendeu o que realmente estava fazendo, o desespero e ódio o possuíram, ele destruiu o novo monstro, ele quebrou a promessa, não haveria companheira para sua primeira criação. Enfurecido, o monstro mata a esposa de Victor e então ultima caçada começa. Meses de perseguição, fome e dificuldades, Victor e o monstro estão muito perto, mas a fraqueza impede Victor de continuar, mas quando tudo parecia perdido, o capitão o encontra e Frankenstein conta-lhe a trágica história de sua vida. A viagem do capitão está tendo várias dificuldade então ele decide retornar e procurar ajuda para o Doutor, mas é tarde demais, Victor morre. Surpreendentemente, o monstro invade o navio e vela Frankenstein lamentando ter provocado a morte de seu criador.
"É tarde demais para te pedir perdão. Você está morto e frio, você não pode falar comigo. Não há nada que eu possa fazer"  

     Bom, eu tentei resumir ao máximo essa história e espero que não esteja muito confusa, pois mesmo não sendo muitas páginas a história é complicada e cheia de detalhes. O mais incrível é que eu acreditava firmemente que Frankenstein era o nome do monstro, mas descobri que ele nem chegou a ser batizado; também descobri que o Doutor não era louco, mas se tornou um por causa de sua criação. Aprendi que a ambição tem muitas consequências e não pensar no próximo também, porque no final das contas o monstro só queria ser amado. =/

Nenhum comentário:

Postar um comentário